sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Relatório da oficina do SPAECE










No dia 25 de setembro de 2009, no horário de 13:00 às 17:00 aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Filomeno Freitas Vasconcelos ( Tucuns ) a oficina do SPAECE com o objetivo de consolidar o diagnóstico do desempenho dos alunos no SPAECE 2008 para a elevação dos indicadores educacionais em nossa escola.

A oficina teve início com a palavra da diretora que falou da relevância do nosso encontro e de se aproveitar o momento de estudo, repensando nossa prática para a melhoria dos índices do SPAECE nesse ano. Em seguida os professores definiram com uma palavra o que seria “avaliação em larga escala” e coletivamente foi construído o mural. Após a definição, os grupos foram formados para discutirem sobre os questionamentos propostos.

  • Quais as características da avaliação em larga escala?

  • O que é SPAECE e o que e quem avalia?

  • Você acha que os resultados dessa avaliação podem ser usados para a melhoria da educação em nossa escola?

  • O que norteia a elaboração dos itens que compõem os testes?

  • Com base nos descritores, como é que podemos avaliar o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos?

Os professores socializaram suas respostas de forma condizente com os boletins pedagógicos, o que mostra que estes já conhecem e estão explorando os resultados apresentados visando a elevação dos níveis de proficiência.

Para reforçar o que estava sendo abordado trabalhamos com slides mostrando os pontos chaves do assunto, bem como os níveis de proficiência que a escola atingiu em 2008 por série e os descritores que os alunos tiveram maiores dificuldades.

Os níveis de proficiência em 2008 foram: 9º Ano – 222,3 em LP e 234,8 em MT; 5° Ano – 170,2 em LP e 178, 4 em MT, estando na posição de “crítico” e sempre um pouco abaixo do nível do município, embora, traçando um comparativo com 2006, percebe-se que a escola está evoluindo, mesmo que lentamente.

Nas turmas de 5º Ano temos a seguinte situação:

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA

13% - MUITO CRÍTICO 22,2% - MUITO CRÍTICO

40,7% - CRÍTICO 61,1% - CRÍTICO

37% - INTERMEDIÁRIO 7,4% - INTERMEDIÁRIO

9,3% - ADEQUADO 9,3% - ADEQUADO


Descritores com maiores deficiências – 5° ANO


MATEMÁTICA – Média de acertos foi de 44%


  • D15 – Resolver problema utilizando adição ou subtração com números racionais representados na forma fracionária ( mesmo denominador ou denominadores diferentes) ou na forma decimal – 70% de erro

  • D63 – Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro – 67,5% de erro

  • D5 – Resolver situação- problema que envolva a operação de multiplicação e divisão ou divisão com números naturais – 63% de erro

  • D3 – utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução de multiplicação e/ou divisão envolvendo números naturais – 61,5% de erro

  • D9 – Resolver situação- problema que envolva cálculos simples de porcentagem ( 25%, 50% e 100%) - 61% de erro

  • D59 – Resolver problema utilizando medidas padronizadas como: km/m/cm/mm, kg/g/mg, L/mL – 60,5% de erro

  • D62 – Estabelecer relações entre dia e semana, hora e dia, dia e mês, mês e ano, horas e minuto, minuto e segundo, em situação-problema – 60,5% de erro.



PORTUGUÊS - Média de acertos foi de 47,5%



  • D23 – Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas lingüísticas que evidenciam locutor e interlocutor – 71,5% de erro

  • D3 – Inferir o sentido de palavra ou expressão – 60% de erro

  • D20 – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações – 60,5% de erro

  • D6 – Distinguir fato de opinião relativo ao fato – 60% de erro

  • D2 – Inferir informação em texto verbal – 59% de erro

  • D22 – Reconhecer efeitos de humor e ironia – 58,5% de erro


Nas turmas de 9º Ano temos a seguinte situação:

LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA

29% - MUITO CRÍTICO 52,4% - MUITO CRÍTICO

33% - CRÍTICO 19% - CRÍTICO

34% - INTERMEDIÁRIO 19,1% - INTERMEDIÁRIO

4% - ADEQUADO 9,5% - ADEQUADO


Descritores que os alunos tiveram mais dificuldades – 9º ano


LÍNGUA PORTUGUESA – 56 % DE ACERTO NO GERAL



· D13 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo tema – 100% de erro.

· D20 – Identificar o sentido de efeito decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões – 85% de erro.

· D17 – Reconhecer o sentido das discussões lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, etc – 28% de erro.

· D12 – Identificar semelhanças e/ou diferenças de idéias e opiniões na comparação entre textos – 62% de erro.

· D21 – Reconhecer o efeito decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos – 59% de erro.

· D11 – Reconhecer os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador – 57% de erro.

· D23 – Identificar os níveis de linguagem e/ou as marcas lingüísticas que evidenciam locutor e/ou interlocutor – 55% de erro.


MATEMÁTICA - 48% DE ACERTO NO GERAL



· D5 – Resolver situação-problema que envolva a operação de multiplicação ou divisão com números naturais – 100% de erro.

· D48 – Identificar e classificar figuras planas: quadrado, retângulo, triangulo e circulo, destacando algumas de suas características (número de lados e tipos de ângulos) – 100% de erro.

· D50 – Resolver situação-problema aplicando o teorema de Pitágoras ou as demais relações métricas no triangulo retângulo – 92% de erro.

· D45 – Identificar a localização/movimentação de objetos em mapas, croquis e outras representações gráficas – 86% de erro.

· D52 – Identificar planificações de alguns poliedros ou corpos redondos – 86% de erro.

· D21 – Efetuar cálculos com números racionais, utilizando suas propriedades – 83% de erro.

· D25 – Resolver situação-problema que envolva equação do 1º grau – 83% de erro.

· D51 – Resolver problemas usando as propriedades dos polígonos – 73% de erro.

· D69 – Resolver problemas envolvendo noções de volume – 71% de erro.

Graças ao projeto implantado pela Secretaria de Educação do Município – Alfabetização pra VáLer – que oferece um maior acompanhamento e suporte para as turmas de 1º e 2º ano, já é perceptível o quanto está surtindo efeito, pois o município foi 3º lugar na alfabetização de crianças em 2007 ( SPAECE ALFA ) e esse ano já ficou com o 2º lugar. A Escola também vem desenvolvendo um ótimo trabalho e recebeu o prêmio “Escola Nota 10”, estando numa posição privilegiada. O nível de proficiência do município em 2008 foi 197 e a escola atingiu 216, tendo 94,7% de acertos na avaliação, com apenas 1,8% dos alunos como não-alfabetizados, 1,8% com alfabetização incompleta, 5,5% como suficiente e 90,9% dos alunos como desejável.

Os descritores que os alunos do 2º ano apresentaram mais dificuldades foram:

  • D4 – Identificar o espaçamento entre palavras na segmentação da escrita – 30,9% de erro.

  • D6 – identificar rimas – 16,4% de erro.

  • D12 – Compreender palavras no padrão consoante/padrão – 9,1% de erro.

De acordo com os dados apresentados podemos perceber a grande disparidade que há entre as turmas de 2º ano, 5º ano e 9º ano e a necessidade de se fazer um trabalho intenso, baseado nos descritores com maior índice de erros.

Os professores discutiram em grupos os resultados apresentados e escolheram itens usados para avaliar um determinado descritor onde os alunos não se saíram bem e representaram os dados de cada ano e disciplina por meio de gráficos, onde todos puderam perceber o quadro geral da escola e a necessidade de se intensificar os trabalhos em sala tendo como base o resultado apresentado nos boletins pedagógicos.





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